Desratização

“A presente página tem como objetivo principal fornecer informações básicas sobre alguns tipos de pragas e suas características. Caso necessite de maiores informações técnicas sobre outros insetos e controle, entre em contato que teremos a maior satisfação em atendê-lo.”

Um dos maiores grupos do reino animal é constituído pela classe dos mamíferos, e nesta classe há uma, a Ordem Rodentia, que contém mais de 3.000 espécies dos chamados roedores. Com relevância a nós, podemos destacar duas espécies que estão ligadas diretamente no convívio humano são elas o Rattus norvegicus e o Rattus rattus. Existe ainda um outro gênero que destacaremos pois está adaptado totalmente a vida urbana o gênero Mus musculos.

Os ratos são animais que vivem pouco, não mais que dois anos. Porém, são extremamente férteis, na média se tornam adultos com dois meses de vida; tem uma gestação de 22 dias; de 4 a 7 parições em toda sua vida tendo em média 8 crias por parição. Um casal pode no final de uma vida gera até 10.000 descendentes.

 

ROEDORES

rato-png-03Rattus norvegicus:
Popularmente conhecida como “ratazana ou rato de esgoto” é o rato urbano de maior porte e mais agressivo entre as espécies. Prefere fazer seu habitat ao nível do solo, onde escava galerias formando uma trama de túneis. É um excelente nadador, garante sua existência através do lixo e habitando principalmente na rede de esgoto e terrenos baldios.

 

 

 

 

Rattus-rattus-quadRattus rattus: Rato preto ou rato de telhado é um roedor de grande porte, vive em bandos e prefere fazer ninhos longe do solo, geralmente no forro ou sótão de casas e em vãos de telhados e cumeeiras. O macho adulto pode chegar a 250g e vive em média 1 ano e meio.

 

 

 

 

Mus-musculos-quadMus musculos: O camundongo como é geralmente conhecido é o menor dos roedores urbanos, mas pode ser encontrado freqüentemente na zona rural, infestando geralmente o interior das residências e construções. Tem uma vida média de 1 ano, mas, já atinge a maturidade sexual aos 60 dias. A fêmea acasala-se até 6 vezes ao ano e sua prole é sempre numerosa, em torno de 6 filhotes.

Devido ao seu pequeno porte, o camundongo prefere habitar o interior das casas, onde faz seu ninho nas gavetas, fogões, armários, motores elétricos, dispensas etc. Raramente faz túneis e seus hábitos são noturnos.

 

 

O CONTROLE

O combate correto aos roedores deve ser feito através de um conjunto de medidas que compreendem não somente a eliminação física dos roedores infestantes, mas também em adotar medidas físicas que ajudem a tornar o ambiente mais impróprio à penetração e a livre proliferação desses animais.
De fato que quanto mais limpo for o ambiente e ordenado, menor será a probabilidade de ali se instalarem.
A este conjunto de ações chamamos de MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS.
Porém o combate principal ainda se concentra nos métodos de eliminação dos roedores infestantes através de métodos de iscagem (química) iscas parafinadas, pó de contato e através de placas de captura (mecânicos)

OBS.: DESTACAMOS PORÉM QUE O CONTROLE EFICAZ DE ROEDORES SE DÁ ATRAVÉS DESTAS MEDIDAS E QUE SOMENTE PESSOAL HABILITADO E TREINADO DEVERÁ MANIPULAR OS CHAMADOS RATICIDAS.

 

 

ENTRE EM CONTATO E SOLICITE ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO.